Governo confirma Caso de vaca louca em uma propriedade do Pará

Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) confirmou nesta 4ª feira (22.fev.2023) um caso positivo para a EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina). A doença é popularmente chamada de “mal da vaca louca”.
Segundo a agência, em nota, o caso ocorreu em uma propriedade, no município de Marabá (PA), que foi isolada pelo órgão.  

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações de carne bovina para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). O diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira. 

De acordo com a Adepará, os sintomas indicam que o caso se trata de uma forma atípica da doença, ou seja, que surge de forma espontânea no animal, sem risco de disseminação no rebanho nem ao ser humano. 

Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocado pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados. Causado por um príon, molécula de proteína sem código genético, o mal da vaca louca é uma doença degenerativa. As proteínas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja.



0 Comentários