ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, POLO ANAPURUS-MA, REALIZARAM NESSE SÁBADO, 25 DE NOVEMBRO, SEMINÁRIO COM O TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.

O objetivo do trabalho foi analisar a importância da leitura na formação de professores críticos, futuros profissionais capazes de compreender e de transformar a realidade em que está inserido chegando a importantes conclusões através de um processo de reflexão, ato de pensar e de analisar uma situação levando em consideração vários aspectos para uma tomada de decisão.



Além disso, mostrou  relevância da leitura para a vida social, política, econômica, cultural e educativa, mostrando que vai além do processo de alfabetização. Se propôs também, relatar a presença da leitura no ensino superior, com o foco na formação de professores.



O trabalho teve início com a apresentação das autoridades, professores, tutores online e presencial e coordenadores do polo para formação da mesa. Após a explanação de cada um, inclusive da chefe do Departamento de Comunicação, Leane Lago, que ressaltou a importância da leitura na vida de cada um, o acadêmico Thiago Araújo começou os trabalho com a palestra titulada "Leitura e Escrita: tipologia e gêneros textuais", ressaltando, também que "[...] leitura é um pilar de grande importância para a formação docente e possibilitadora da prática educativa consciente e responsável, pois gera no educador o reflexo de seus atos para além do ensino conceitual como também proporciona aprender hoje para mediar no futuro.[...]".



Em seguida, dando continuidade aos trabalhos, a oradora da turma, Nayá Pinheiro convidou todos os palestrantes dos grupo para formarem a mesa redonda, onde cada um apresentou os trabalhos com os assuntos propostos a cada grupo, em seguida, foram abertos debates e perguntas aos grupos. E, por fim, foram encerrados os trabalhos com a explanação do tutor presencial Josean Mendes e a tutora online Doutora Janete.
























0 Comentários