Morte de centenas de peixe em Pindaré-Mirim, causa revolta de moradores

Anapurus Conectado
Moradores do povoado Colônia Pimentel denunciam a morte de centenas de peixes em um trecho do Rio Zutiua, em Pindaré-Mirim, a 255 km de São Luís. De acordo com a comunidade a causa da mortandade seria a obra em uma barragem que está sendo construída a pedido da comunidade Morada Nova, para tentar impedir que um lago próximo desapareça por conta do assoreamento.

A comunidade conta que os peixes que chegam até a barragem ficando presos nas pequenas poças d’água que sobram do rio que seca por conta do assoreamento. A obra criou um problema para os moradores, que por conta da distância para outras lagoas e do baixo nível de água no Rio Zutiua, não tem como pescar e nem chegar a outro lago próximo.

A obra foi iniciada há cerca de dois anos pela Prefeitura de Pindaré-Mirim e chegou a ser dada como concluída, mas a estrutura não resistiu à primeira enchente no ano passado. A construção foi iniciada pela gestão passada com recursos da Vale, que repassou R$ 1,7 milhões de reais do município. Reparos foram feitos no local, entretanto a força da correnteza derrubou tudo o que estava pronto. Entre os escombros os peixes ficam presos e acabam morrendo.
G1

0 Comentários