13 municípios do Maranhão recebem caminhões-pipas incluindo Anapurus

Anapurus Conectado


Treze municípios maranhenses acabam de ganhar um importante reforço para auxiliar na manutenção contínua de estradas vicinais e para combater a falta de água durante o período de estiagem. Na manhã desta sexta-feira (4), o Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizou a entrega de caminhões-pipa a 13 cidades maranhenses que decretaram estiagem em 2013.

A solenidade de entrega dos equipamentos foi realizada no Palácio Henrique de La Roque, e contou a com a presença do secretário de Estado chefe da Casa Civil, João Abreu; do secretário Nacional de Regularização Fundiária da Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes; do delegado federal de Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira; além dos prefeitos das cidades beneficiadas e outras autoridades.

Os caminhões-pipa integram o Kit que está sendo disponibilizado pelo Governo Federal na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Compõem ainda o kit: retroescavadeiras, caminhões-caçamba, monotoniveladoras e pás carregadeiras.

De acordo com o secretário do MDA, Sérgio Lopes, a estimativa do Governo Federal é entregar caminhões deste tipo a todos os municípios do Maranhão com menos de 50 mil habitantes, sendo que até março de 2014, 189 municípios do estado serão contemplados com essas máquinas.

Segundo Sérgio Lopes, o investimento total em torno das entregas desses equipamentos – quando serão entregues 516 máquinas em todo o país – ultrapassa R$ 3 milhões, e a compra dos equipamentos corresponde a maior aquisição deste tipo de maquinário do mundo. “A entrega dos equipamentos depende ainda do cronograma de produção das fábricas fornecedoras. Mas o objetivo do MDA é seguir o que foi estabelecido pela presidenta Dilma Rousseff, e entregar todas as máquinas até marco do ano que vem”, frisou.

Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, reafirmou a parceria institucional entre Governo do Estado e Governo Federal. “Eu quero reafirmar a parceria entre os governos do Estado e Federal no sentido de promover ações que visam beneficiar a população maranhense. Neste ato, essa parceria se amplifica. Temos hoje uma estiagem muito forte que atinge cerca de 80 municípios do Estado, e este tipo de intervenção vem atender a reivindicação dos prefeitos para minorar essa situação calamitosa”, destacou João Abreu.

Para o prefeito de Mirador, Joacy de Andrade Barros, os equipamentos são indispensáveis para o melhoramento das estradas vicinais. “O meu município tem mais de 1000 Km de estradas e essas estradas precisam ser recuperadas. Agora com essa patrulha (que ainda não está completa, ainda falta a caçamba, mas eu já recebi a retroescavadeira, a motoniveladora e agora o carro-pipa), nós vamos trabalhar na recuperação dessas estradas”, afirmou.

O conjunto de equipamentos deve atender mais de 156 mil moradores da área rural, entre eles, quase 19 mil famílias de agricultores familiares de todo o país.

Municípios beneficiados

Afonso cunha

Água Doce do Maranhão

Aldeias Altas

Amarante do Maranhão

Anapurus

Arari

Barão de Grajaú

Barra do Corda

Chapadinha

Codó

Mirador

São João dos Patos

Sucupira do Riachão

 Fonte: Portal Mearim

0 Comentários