Depois de Óbito mais três casos suspeitos da doença ‘urina preta’ são notificados em Santarém

Santarém proíbe a comercialização de Tambaqui, Pacu e Pirapitinga oriundos do Amazonas

No último sábado (11) mais quatro casos da doença de Haff, conhecida popularmente como doença “Urina preta”, foi notificado em Santarém, no Baixo Amazonas. O comunicado foi feito pelo Hospital Municipal de Santarém (HMS), que informou por meio de nota a notificação às autoridades sanitárias de 4 casos de pacientes suspeitos da doença de Haff. O primeiro foi notificado no dia 7 deste mês, e veio à óbito.

Ainda segundo o HMS, outros três pacientes com suspeita da doença chegaram à unidade. Desses, um recebeu alta e dois ainda estão internados. Todos fizeram o exame para identificar o agente patológico e até o momento aguardam o resultado.

O diretor técnico da Unidade, Dr. Vinícius Savino, explica que essa patologia pode aparecer após a ingestão de determinados peixes e crustáceos que abrigam uma toxina prejudicial ao corpo humano.

“Quando o peixe ou marisco não é guardado ou acondicionado de maneira adequada, eles podem produzir uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o alimento, mesmo cozido, o organismo pode ser contaminado por essa toxina, que provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins”, explicou.

O Liberal

0 Comentários