Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia no Maranhão a partir de sábado (28).

A Equatorial Energia (EQTL3) e a Equatorial Maranhão Distribuidora De Energia  informam que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou o aumento de novas tarifas sob o consumo de energia elétrica no Maranhão. O reajuste entra em vigor a partir de sábado (28).

“Considerando-se os componentes financeiros incluídos nas tarifas da companhia, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor neste processo tarifário será de 2,79%”, afirmou a Equatorial. 

Para a Base de Remuneração Líquida, o valor aprovado foi de R$ 4,366 bilhões, a valores de agosto de 2021. 

Quanto às perdas regulatórias reconhecidas na tarifa da companhia, a ANEEL aprovou o percentual de 10,81% para o índice de perdas técnicas sobre energia injetada, e 9,51% para as perdas não técnicas sobre mercado de baixa tensão, sem trajetória, ou seja, permanecendo estáveis durante o ciclo. 

Já para os indicadores de qualidade referentes ao ano de 2022, ficaram aprovadas as metas regulatórias de 15,44 horas e 9,33 vezes para DEC e FEC, respectivamente. 

Em relação aos componentes do fator X, para o componente Pd (ligado à produtividade), o percentual estabelecido foi de 0,72%. 

Em relação ao componente T (ligado à trajetória dos custos operacionais), o percentual estabelecido foi de -0,28%. 

A estes percentuais, ainda deverá ser somado ou subtraído, o componente Q (ligado aos indicadores de qualidade) que deverá ser definido anualmente nos reajustes tarifários. Para este processo tarifário, a Agência calculou o componente Q do Fator X em 0,01%. 

Ainda segundo a empresa, diante do cenário socioeconômico decorrente da pandemia de Covid-19, foram adotados mecanismos para mitigar parte do aumento tarifário. 

Os principais mecanismos incorporados na forma de componentes financeiros negativos, foram: reversão dos recursos da Conta-Covid no valor de 158 milhões e 128 milhões referentes e utilização do saldos de Créditos de PIS/COFINS.

Financenews

0 Comentários