PREVENÇÃO: Sorrir é referência para diagnóstico precoce de câncer bucal

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, amplia a assistência à saúde bucal dos maranhenses também na área oncológica. Entregue à população pelo Governo do Estado em 28 de fevereiro, a unidade é a referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de boca, quinto tipo de câncer mais comum entre os homens e sétimo entre as mulheres no Brasil.

“Com tanta desigualdade que o Brasil vive, tornou-se costumeiro o conceito segundo o qual o que é público tem que ser de qualquer jeito e que tudo que funciona direito tem que ser pago. Nós sempre lutamos para quebrar esse paradigma em todas as áreas, inclusive na saúde. Estas instalações do Sorrir, que são extraordinárias, demonstram nosso esforço”, disse o governador Flávio Dino na ocasião da inauguração do equipamento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o grande benefício do Sorrir está em trazer dignidade a toda população através de um Servido Único de Saúde (SUS) eficaz. “O Sorrir surge para atender todas as especialidades para públicos diferenciados. O tratamento desse câncer pode deixar sequelas marcantes. Com o Sorrir, vamos evitar subdiagnósticos, pois teremos especialistas nessa área. Vamos atuar de forma precoce e preventiva, evitando que seja preciso intervenções mais severas”, destacou.

Prevenção do câncer
O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca, podendo afetar gengivas, bochechas, céu da boca e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). Feridas, nódulos, lesões ou manchas na boca, que incomodam há mais de 15 dias e não cicatrizam devem ser investigados.

“Todas as unidades básicas de saúde do Maranhão onde tem dentista, caso detecte algum usuário com algo parecido, com lesão há mais de 15 dias que não curou ou não tem explicação, podem encaminhar este usuário para o Sorrir. A gente vai fazer o diagnóstico, para evitar que, se for o caso de um câncer, chegue em uma etapa muito avançada, que já seja cirúrgico”, esclareceu o chefe do departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES, Allan Patrício.

Prevenção do câncer bucal

No Sorrir, a especialidade que atua no diagnóstico da doença é a estomatologia, cujo profissional previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca (e todo aparelho estomatognático).

“Recebo sempre a pergunta: o câncer de boca mata? É igual a todos os outros. Com alguns agravantes, a região da cabeça e pescoço é extremamente vascularizada, o que faz com que possa iniciar metástase, no pulmão, por exemplo. Aqui no Maranhão temos grande exposição solar, trabalhadores de campo, pescadores, o que aumenta a incidência do câncer bucal na população maranhense”, ressaltou Diêgo Souza, estomatologista do Sorrir.

Ele destacou, entretanto, que as chances de cura são grandes quando a doença é descoberta na fase inicial. Pequenas cirurgias serão feitas na unidade. Já os casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para um hospital de referência para tratamento.
Na sexta-feira (2), segundo dia das atividades do Sorrir, duas pessoas com suspeita de câncer de boca foram atendidas pelo especialista. Ambos os casos deram negativo. Um deles foi de Alexsandra Ribeiro, moradora de São José de Ribamar. Ela passou em consulta ainda no primeiro dia de funcionamento da unidade e foi encaminhada para o especialista no dia seguinte.

Com múltiplas lesões nos lábios, língua e gengivas há mais de 10 anos, ela recebeu o diagnóstico de lesão sanguínea benigna, chamada de hemangioma, cujo tratamento consiste em aplicações com uma seringa de medicamento. “Fizemos o diagnóstico diferencial e ela receberá aqui todo o tratamento, que deve durar uns três meses”, relatou o especialista.

Apreensiva inicialmente, Alexsandra Ribeiro não conseguia esconder o alívio pelo resultado da análise. “Eu já estava em uma situação que já tinha vergonha de abrir a boca e já recebia algumas críticas. Sei que tinha que tratar, mas fiquei acuada. Soube da inauguração do serviço e decidir vir. Está sendo muito útil para mim, muito maravilhoso. Nas condições que estou hoje, desempregada, não teria como ir ao particular”, contou.
O Sorrir funciona ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e ao sábado, das 8h às 12h. O atendimento será de urgência, referenciado e espontâneo.

Fique ligado aos sintomas do câncer bucal:

– Ferida (lesões) na boca que não cicatrizam
– Dor na boca que não passa
– Nódulo persistente ou espessamento na bochecha
– Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amídala ou revestimento da boca
– Irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta
– Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir
– Dificuldade ou dor para mover a mandíbula ou a língua
– Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode
– Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula
– Mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa
– Caroços no pescoço
– Perda de peso
– Mau hálito persistente

Governo do Ma

0 Comentários