SAÚDE: Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado na região de Itapecuru-Mirim

Blog Anapurus Conectado


Governo realiza mutirão de cirurgias ortopédicas na região de Itapecuru-Mirim
O governo do Estado está implantando de forma permanente, ações de saúde que beneficiam pacientes que aguardam para fazer cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No sentido de diminuir a demanda do interior do Estado para atendimentos nos Socorrão I e II, em São Luís, o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca (HRAMF), localizado em Itapecuru-Mirim, iniciou na última segunda-feira, dia 18, os mutirões de cirurgias ortopédicas.

Segundo o diretor do hospital, Raimundo Fonseca, a iniciativa pretende zerar ou diminuir significativamente a quantidade de pessoas à espera de intervenção cirurgia na área ortopédica.

“Fortalecer esse tipo de atendimento em nossa regional de saúde foi um compromisso firmado pelo Governo e que tem sido implantado para que os atendimentos ortopédicos sejam realizados de forma rápida e resolutiva para a população que espera por eles”, explica o diretor e médico Raimundo Fonseca.

A regional de saúde de Itapecuru-Mirim abrange 14 municípios e, atualmente, caracteriza um dos menores tempos de espera para o procedimento cirúrgico. Somente na última segunda-feira, dia 18, em torno de 15 pacientes foram operados. A ocorrência mais frequente tratava-se de fraturas no antebraço.

A proposta é que semanalmente sejam realizadas as intervenções cirúrgicas, com expectativa de que por mês sejam realizadas 60 cirurgias. Para isso, de segunda à quarta-feira são selecionados por meio do ambulatório de triagem, os pacientes aptos a serem operados na semana seguinte.

“São feitos todos os exames pré-operatório para que não exceda uma semana o prazo para que aquele paciente seja atendido. Após a cirurgia todos recebem acompanhamento médico até a alta hospitalar. Já para a próxima segunda-feira, 25, 10 operações já estão confirmadas”, garante Raimundo Fonseca.

Imparcial

0 Comentários