Fuga de 75 presos após rebelião em presídio em Esperantina, foram recapturados 20

Secretaria de Justiça do Estado confirmou neste sábado (7) que 75 detemtos fugiram do presidio Luiz Gonzaga Rebelo, localizado em Esperatina, durante a rebelião iniciada na sexta-feira (6). A Sejus diz ainda que já conseguiu recapturar 20 fugitivos e 55 estão sendo procurados por 30 policiais militares da região de Esperantina e de Teresina.

A rebelião ocorrida na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, foi controlada por volta das 18h, após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar no presídio. De acordo com a Secretária de Justiça (Sejus), cinco presos precisaram ser encaminhados para atendimento médico em Teresina.
O Diretor de administração penitenciária, major Adriano Lucena, afirmou que 110 presos foram transferidos para outras unidades prisionais por conta da deterioração do presídio após a rebelião. “Devem ser feitos reparos emergências na unidade e por isso os presos tiveram que transferidos”, disse.
Presos ocupam todos os pavilhões da penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi)Presos ocupam todos os pavilhões da penitenciária de Esperantina (Foto: Sinpoljuspi)
Conforme o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) Sinpoljuspi, a Penitenciária de Esperantina tem capacidade para 156 presos, mas no momento abriga 420.
O Comando Geral da Polícia Militar reforçou o efetivo de PMs em Esperantina e na região, para garantir a segurança da população e efetuar a captura dos foragidos. A Polícia Civil e a Promotoria de Justiça de Esperantina já foram acionados para investigar a causa e a motivação da rebelião.
Relatos
Uma jovem luzilandense relatou a equipe de reportagem do Blog do Sampagode, que estava seguindo de Van da cidade de Joaquim Pires para Teresina, passou momentos tensos. Um homem, supostamente um foragido da Penitenciaria, parou a Van na entrada de Esperantina dizendo que ia para Teresina. Na estrada que liga o município a Batalha, a policia estava fazendo blitz quando recebeu a informação de que uma Van foi sequestrada. A policia parou a Van onde o suspeito estava e constatou que o mesmo era um foragido. A luzilandense contou a nossa reportagem que o homem sentou ao seu lado na Van, e que só tinha mulheres, apenas o motorista de homem. “Eu viajando sozinha com três pessoas na a van com motorista, Ele entrou dizendo que queria ir pra Teresina, todo nervoso” disse a luzilandense ainda muito assustada com o ocorrido. A luzilandense ainda comentou que o foragido estava muito nervoso e se benzendo o tempo todo.
RELAÇÃO DOS VEÍCULOS ROUBADOS PELOS OS DETENTOS
– Uma Broz, preta com braco, ano 2012, sem placa, chassi: 9c2kd0550dr104271, sem placa, ano 2012.
– Uma biz 100, amarela, ano 1998, LWI-0298-PARNAIBA-PI.
– Uma CG Honda 125, vermelha, ano 99, sem placa.
– Broz 160, vermelha com preto, placa PIK 4670-Esperantina-PI, (sem placa) ano 2016.
– Uma Biz 125 ES, PRETA, NII-3012-Teresina-PI, ano 2011.
– Um Gol branco.
– Fiat Uno preto.
REBELIÃO
Durante a rebelião, cerca de 15 detentos deram entrada no setor de urgência do Hospital Estadual Julio Hartman com ferimentos provocados por objetos pontiagudos e balas de borrachas. Destes, pelo menos quatro tiveram que ser transferidos às pressas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar focos de incêndio dentro dos pavilhões afetados.
SECRETARIA DE JUSTIÇA
A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) informou que a rebelião já foi contida pela tropa de choque e que que a partir de agora será feito o processo de vistoria, contagem e transferência de detentos para outras unidades e que vai abrir uma sindicância para apurar o caso no âmbito administrativo.
SJ-PI

0 Comentários