CONFIRA A BOA NOTICIA

Anapurus Conectado

Um novo remédio vai apoiar pacientes que já tenham passado por quimioterapia para tratar cânceres de bexiga e de pulmão.
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou o registro do Tecentriq (atezolizumabe).
O remédio é um anticorpo monoclonal.
Isso significa que uma proteína presente no medicamento se liga a outra, encontrada em células doentes, e aumenta a capacidade de defesa do sistema imunológico.
A medida prevê que o remédio seja usado por adultos que já tenham passado por quimioterapia para tratar carcinomas uroteliais.
O Tecentriq também é indicado para pacientes com câncer de pulmão, mesmo que já tenham passado por quimioterapia.

BERNARDO
A família de Bernardo comemorou a boa notícia. O menino de 2 anos, que luta contra a AME – Atrofia Muscular Espinhal do tipo I – conseguiu o dinheiro que precisa para comprar o remédio importado e muito caro para tratar a doença.
“O Governo do Paraná CUMPRIU a demanda judicial e depositou… o valor de R$ 2.030.228,00 correspondente às quatro doses iniciais do Spinraza!!!”, escreveram os pais do menino no Facebook.
“A medida foi adotada para agilizar a importação, visto que, pelos trâmites legais, o processo de compra por órgão público levaria pelo menos 120 dias”.

OVOS
Cientistas japoneses estão usando engenharia genética em galinhas para elas botarem ovos com substâncias que salvam vidas.
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST) na região de Kansai, no Japão, já deram início ao processo.
Os ovos de galinhas geneticamente modificadas estão sendo usados na busca da cura do câncer. Espera-se que o método estranho reduzirá dramaticamente o custo dos tratamentos atuais.
Durante décadas, os pesquisadores utilizam os interferons, que vêm como alfas, betas ou gammas, como um possível tratamento para muitas formas de câncer.
A substância poderosa, conhecida como citocina, é produzida naturalmente pelo sistema imunológico do organismo no combate uma infecção, ou doença.
Os benefícios
Vários estudos mostraram que o tratamento biológico é bem sucedido no tratamento de câncer de rim, algumas formas de leucemia e melanomas mortais.
O interferon alfa é administrado como uma injeção três vezes por semana e impede que as células cancerosas se multipliquem.
Também impulsionam as células T assassinas para atacar tumores.

Como 
Os cientistas introduziram genes que produzem interferon beta em células, que são precursoras de esperma de frango, informou a edição inglesa do Yomiuri Shimbun.
Depois usaram essas células para fertilizar os ovos e criaram galinhas que herdaram esses genes, o que significa que as aves puderam colocar ovos contendo o agente que combate a doença.
Os cientistas agora têm três galinhas cujos ovos contêm a droga, que atualmente custa 888 dólares, cerca de 3 mil reais por alguns microgramas.
As aves estão botando ovos quase que diariamente.
Os preços dos “interferons beta”, ou citocina, são atualmente altos, mas, podem cair pela metade se o novo método funcionar, afirmam os pesquisadores japoneses.
As drogas já são usadas para estimular o sistema imunológico do corpo para combater alguns tipos de câncer e no tratamento de esclerose múltipla e hepatite.
Mas consumidores vão ter que aguardar um pouco, já que o Japão tem regulamentos rigorosos sobre a introdução de novos produtos farmacêuticos, com processos de triagem que levam anos para completar.
Com informações do Daily Mail

BANANA E ABACATE
Gosta de banana? E de abacate? Então você tem um motivo a mais para comer essas frutas: elas podem prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, segundo uma nova pesquisa.
Foi o que apontou um estudo feito pelo Dr. Paul Sanders, da Universidade do Alabama, nos EUA, publicado no Journal of Clinical Investigation Insight.
É que o potássio, presente nessas duas frutas regula os genes que mantêm a flexibilidade da artéria e podem impedir que elas endureçam e sofram entupimentos, revelou a pesquisa.
“Os resultados demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção de endurecimento vascular”, disse Sanders.
A pesquisa
Os pesquisadores analisaram ratos que correm risco de doença cardíaca quando alimentados com uma dieta rica em gordura.
Os ratos receberam níveis baixos, normais ou elevados de potássio.
Os resultados revelam que as artérias de ratos alimentados com uma dieta de baixo teor de potássio tornaram-se significativamente mais rígidas.
Os roedores que receberam alto teor de potássio apresentaram substancialmente menos endurecimento da artéria.
Os ratos alimentados com alimentos ricos em potássio também reduziram a rigidez na aorta, que é a principal artéria do corpo.
“Os resultados têm um importante potencial, pois demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção da calcificação vascular em camundongos propensos a aterosclerose e o efeito adverso da ingestão baixa de potássio”.

EUA criam band-aid que cicatriza 3 x mais rápido: diabetes

Band-aid inteligente - Foto: reprodução

Cientistas dos EUA criaram um band-aid que poderá facilitar o tratamento de feridas de pele crônicas, como as que têm pacientes com diabetes.
É um curativo inteligente que libera doses precisas de antibióticos, analgésicos ou outros medicamentos e cura o machucado até 3 vezes mais rápido.
A invenção é de pesquisadores da Universidade Harvard Medical School, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Nebraska-Lincoln e foi publicada na revista científica “Advanced Functional Materials”.
Como
Ele é feito de fibras de algodão condutoras revestidas por um gel. A bandagem pode ser controlada à distância a partir de um smartphone ou outro dispositivo.
Ao ativar um microcontrolador, uma pequena tensão elétrica aquece as fibras e o hidrogel da bandagem e, consequentemente, libera o medicamento na pele.
O band-aid é do tamanho de um selo postal e pode acomodar diferentes medicamentos.
Os pesquisadores dizem que o dispositivo é capaz de controlar cada uma de suas fibras e distribuir com precisão a dose dos remédios no tempo predeterminado.
“Essa combinação e controle poderia substancialmente melhorar ou acelerar o processo de cicatrização” afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln.
“Você pode liberar vários medicamentos com diferentes perfis de lançamento. Essa é uma grande vantagem em comparação com outros sistemas.”
Testes
Para testar a eficiência da solução os pesquisadores norte-americanos testaram o band-aid inteligente em em ratos feridos.
Eles conseguiram se recuperar três vezes mais rápido que aqueles que não utilizaram o dispositivo.
Embora os pesquisadores tenham patenteado o projeto, ele ainda precisará passar por mais testes em animais e em humanos antes de entrar no mercado.

0 Comentários