Aumenta o número de infectados pelos vírus HIV no MA


Resultado de imagem para HIV

Anapurus Conectado
O número de casos registrados no Maranhão de pessoas infectadas pelo o vírus HIV passou de três mil para dezesseis mil em pouco mais de uma década. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde em 2003 eram 3.113 casos de aids no Estado. Em 2016, já são 16.256 registros de pessoas com a doença. Isso sem contar os números de pessoas que não estão doentes de aids, mas tem o vírus HIV.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é de que existam, pelo menos, 112 mil pessoas no Brasil que possui o HIV, mas não sabem que são portadoras do vírus porque nunca fizeram o teste para descobrir a doença. Elas são consideradas pessoas normais que não apresentam nenhum sintoma de quem são portadoras desse vírus.
Em São Luís, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 220 pessoas, só durante este ano, se submeteram a fazer o teste rápido e descobriram que são portadoras do HIV. Entre elas, 47 mulheres que estavam grávidas e tiveram que se submeter a um tratamento para não transmitir o vírus HIV para os filhos durante a gestação.
A secretária-adjunta municipal de Saúde na capital, Silvia Leite, pontua que é importante que a gestante realize o teste a fim de se proteger e também proteger a saúde do seu futuro filho. “Hoje é obrigatório toda gestante fazer o teste não só do HIV, mas da sífilis também que hoje a gente tem muitos casos. Então, é importante que a gestante faça o teste rápido, faça um pré-natal direito, faça um pré-natal com todas as consultas preconizadas, faça os testes justamente para evitar que o seu bebê tenha problema”.
Imirante

0 Comentários