CUIDADO: Diarreia, vômito, febre… são sintomas da ‘virose da mosca’; saiba como se prevenir


Mosca-na-laranja-Large

Blog Anapurus Conectado
Diarreia, vômito, febre, dor de cabeça e moleza no corpo: esses são os sintomas de uma virose que – acredite se quiser – é transmitida pelas moscas. Os casos tem aumentando em várias partes do Nordeste, inclusive na Paraíba, e tem preocupado as autoridades de saúde.
Os agentes transmissores dessa doença podem ser vírus ou bactérias, que são transportadas pelas moscas e ficam alojadas em alimentos ou até na água, que se consumidos podem trazer problemas.
Os casos da ‘virose da mosca’ aumentaram com a chegada do período chuvoso, onde também se aumentam a proliferação desses insetos.
Para se prevenir da doença, é preciso lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, e conservá-los na geladeira ou cobertos. Manter a higiene da casa também pode afastar as moscas. Também é aconselhado beber muita água.
As moscas são apontadas como suspeitas já que ressurgem neste período trazendo doenças sazonais, por isso, o quadro passou a ser denominado de 'Virose da Mosca'. Segundo Alessandre Polavite, doutor em moscas pela Universidade do Paraná, nesses casos, o inseto é o transmissor mecânico. “A mosca pousa no material infectado e depois no alimento ingerido por nós. Essa transmissão mecânica acarreta problemas como diarreia e outras viroses”.
Informações: Nordeste1 e Uol 

0 Comentários